Unbound Marketing: uma estratégia de impacto

Uma nova metodologia? Não necessariamente. O Unbound Marketing é uma combinação das ações de Inbound e Outbound Marketing. Trata-se de uma estratégia abordada por meio das mídias sociais para auxiliar na construção de marca e no aumento das suas vendas.

Porém, antes de falarmos especificamente de Unbound, precisamos revisar os conceitos de Outbound e Inbound Marketing. Confira!


Quais são as diferenças entre Outbound e Inbound Marketing?


Costuma-se dizer que o Outbound e o Inbound são estratégias opostas. Enquanto no Inbound criam-se métodos para atrair os clientes em potencial, no Outbound, acontece a identificação desses perfis e o início da abordagem.

O Outbound Marketing acontece baseado na promoção de ações ativas que buscam a prospecção de clientes a partir dos meios tradicionais de mídia paga e interruptiva, como propaganda de TV e rádio, telemarketing, flyers, outdoors, malas diretas etc. O conceito foi expandido com as mídias digitais, que trouxeram ainda mais possibilidades de segmentação avançada e ações voltadas diretamente ao público, com o auxílio das ferramentas de mídia paga, por exemplo.

Já no Inbound Marketing, não temos o foco na interrupção, mas na atração dos clientes em potencial de forma indireta. Isso acontece através dos estágios baseados no funil de vendas: atração, conversão, venda e fidelização. Com essa estratégia, investe-se em SEO, marketing de conteúdo e produção de materiais para as redes sociais que promovem, organicamente, o tráfego do público-alvo para o seu site ou blog.

Simplificando:

  • no Inbound, o público é atraído pelo conteúdo e chega por si só até a marca;
  • no Outbound, a marca realiza a ação e vai atrás dos clientes em potencial.


Mas afinal, do que se trata o Unbound Marketing?


Unindo as técnicas de Inbound e Outbound, o Unbound Marketing tem o intuito de conduzir o cliente em potencial durante toda a sua jornada de compra, tanto de forma estimulada quanto orgânica.

As etapas incluem desde o momento da percepção do consumidor, quando ele percebe que precisa de algum produto ou serviço, estimulando a sua primeira busca atrás de informações nos buscadores, passando pela fase de compra e finalizando com a sua fidelização e encantamento pela marca, que promove o compartilhamento de experiências e, consequentemente, a conquista de novos consumidores.


E quais são as etapas do Unbound Marketing?

A ativação da estratégia de Unbound Marketing é dividida em 5 passos. São eles:


1. Awareness

Depois de obter conhecimento sobre o seu público em potencial, a sua jornada de compra e a experiência que o seu produto ou serviço oferece, é hora de aparecer.

Para isso, são utilizadas estratégias de mídia paga com o objetivo de alcance. A ideia é atingir o máximo de pessoas possível, com anúncios em buscadores (como o Google e o YouTube) e em mídias sociais como o Facebook e o Instagram.


2. Descoberta

Nesta etapa, o consumidor já foi estimulado e está interessado em pesquisar a respeito do seu produto, atividade que pode ser fundamental para a sua decisão de compra.

Pensando nisso, ainda mantemos o objetivo de alcance, porém combinando as estratégias de mídia paga com as de mídia orgânica. Mídia orgânica é a produção de conteúdo relevante que envolva o seu público. Ela pode ser em formato de publicação em suas redes sociais, blog ou qualquer outra plataforma digital.


3. Ação

Finalmente, chegamos ao momento em que o usuário é levado à ação de conversão. É nesta etapa que você deve capturar o contato do cliente em potencial. Dessa maneira, no futuro, você poderá convertê-lo em cliente. Isso pode acontecer desde o preenchimento de um formulário para obter um conteúdo rico até o momento da compra.


4. Experiência própria

Depois de adquirir o produto ou serviço, o cliente vai realizar testes e avaliar a sua experiência como consumidor. Quando temos uma experiência positiva, nos tornamos uma espécie de fã da marca que consumimos. Sentimos a necessidade de manter o contato e interagir com essa empresa. É assim que se inicia o processo de engajamento do cliente, essencial para chegarmos à próxima e última fase.


5. Experiência compartilhada

Por fim, a última etapa. Aqui, aproveitamos a impressão positiva deixada pela marca para estimular o consumidor a compartilhar as suas experiências com o produto ou serviço nas redes sociais.

Quando isso acontece, o cliente impacta todo o seu círculo de amigos e estimula novos clientes e novas compras. É importante lembrar que isso pode ser feito tanto de forma inteiramente orgânica como estimulada, por mídia paga.

Unbound Marketing: estratégia e suas 5 etapas
Unbound Marketing: estratégia e suas 5 etapas


De modo geral, a evolução do marketing apresentada pelo Unbound Marketing pode trazer ótimos resultados para a sua empresa. Entretanto, em cada etapa do processo, as ações devem ser criadas com ênfase no protagonista disso tudo: o seu consumidor. Dessa maneira, você faz com que os seus clientes se tornem promotores da sua marca.

Aqui na Pezzo, já utilizamos a metodologia de Unbound Marketing com diversos clientes. Fale com a gente e saiba como podemos ajudar também a sua marca!

Ana Paula

Publicitária, apaixonada por redação, fascinada pelo universo digital e por marcas que vão além. Atualmente, integra o time da Pezzo como Analista de Marketing Digital.

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