O que é Transformação Digital?

A ascensão da Quarta Revolução Industrial, que está acontecendo atualmente, proporcionou o crescimento exorbitante de usuários conectados ao ambiente online. Foi neste meio em que surgiu a Transformação Digital. Novas ferramentas foram criadas pela necessidade de novos recursos para atualização dos métodos tradicionais das organizações.

Muitas empresas ainda não se adaptaram aos novos processos possibilitados pela era da informação, o que prejudica não só o crescimento, no que se refere a lucro, como também dificulta a expansão de novos canais. Esse novo método surge como grande aliado da comunicação e dos negócios, facilitando os métodos de compra e venda. Eventualmente, quem não se atualiza, fica para trás.

Entenda o que é Transformação Digital e veja como sair na frente!


Afinal, o que significa Transformação Digital?


A Transformação Digital surge como uma oportunidade de otimização de métodos e processos para as empresas. O que antes era arquivado em papel, por exemplo, hoje pode ser armazenado em computadores.

Em suma, migrar os métodos tradicionais para a internet/computadores possibilita uma melhor organização interna da empresa, novos recursos alinhados à comunicação e resultados mais satisfatórios — adaptando, assim, os modelos tradicionais.

O conjunto que engloba a atualização de processos, a mudança estrutural e o aumento do alcance é a base do que entendemos hoje como esse novo conceito.


Como ela gera resultados melhores


Além de facilitar o armazenamento de dados, a Transformação Digital possibilita, também, novos meios de comunicação. As mídias sociais, por exemplo, têm permitido cada vez mais a interação a distância. Por este canal, também é possível divulgar o seu produto/serviço, interagir com o público e prestar suporte.

Atualmente, cerca de 3,9 bilhões de pessoas estão online em todo o mundo. Por ter tomado proporções colossais é que se dá a necessidade das marcas se fazerem presentes nas vendas pela internet.

Isso porque é pela internet que a maioria dos clientes em potencial fazem as primeiras pesquisas sobre a solução que buscam. Por esse motivo, o Marketing Digital está mais em alta do que nunca.

Logicamente, se o comprador não encontrar as informações que procura sobre um produto ou serviço em específico (ou até mesmo sobre a marca em si), ele não só deixará de comprar, como também optará, possivelmente, por um concorrente.

Aqui na Pezzo, boa parte dos nossos processos acontecem digitalmente. Assim, é possível armazenar os dados necessários, fazer a comunicação com os clientes e mensurar a performance e números de áreas como as de Comunicação, Vendas, Finanças, Processos etc.

A Transformação Digital surge como uma forte aliada para as empresas, atuando em questões organizacionais, operacionais e para resultados mais positivos. Todo o processo tem como base o uso da tecnologia. Para uma organização manter-se visível no mercado, em especial as mais antigas, tal mudança é obrigatória.

Esse empreendedorismo digital resulta em maior valor para a marca, que estará mais evidente e terá maior facilidade em se comunicar com o seu público, aumentando a satisfação dos clientes e a produtividade. Os custos também sofrem impactos positivos, pois tornam-se menores, gerando assim, vantagens irrefutáveis.

Júlia

Gestora de mídias sociais e Redatora Web na Pezzo. Acadêmica de Processos Gerenciais, membro da Academia de Letras do Brasil e admiradora da escrita e comunicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *