Desafio
Em 2018, logo após o desenvolvimento do processo de Design Estratégico de Marca para a IBS Sistemas, iniciamos o projeto de criação da marca do seu mais novo produto, o ERP Volcan.
DNA de Marca
Logo após o processo inicial de Imersão de Marca, definimos e validamos o DNA da marca juntamente com os seus gestores. A solução apresentava quais eram os 5 principais atributos do ERP.
Naming de Marca
Com o DNA definido, encontramos um nome para a solução. Após um processo criativo com investigação, brainstorming, filtragem, análise e avaliação de registros e usos, selecionamos cerca de 10 opções de nomes, onde o escolhido foi Volcan.
O conceito do nome passa pela ideia de força e associação à potência que um Vulcão possui – fatores esses que representam os atributos de eficiência, evolução e energia que o DNA possui.
Identidade Visual de Marca
Para capturar o espírito da marca visualmente, buscamos uma identidade vibrante e enérgica, e que ao mesmo tempo transmitisse uma ideia de modernidade.
Como referência para o símbolo, não poderíamos utilizar outra coisa se não um Vulcão. Para fugir da obviedade, resolvemos utilizar somente a ponta, com uma interseção que trouxe suavidade à forma. Para a tipografia, escolhemos a fonte Montserrat, bold, a fim de evidenciar características como modernidade, estabilidade e qualidade.
A paleta cromática foi baseada num degradê construído a partir do laranja e do amarelo, cores que saíram do moodboard que montamos no processo criativo da identidade visual.
O resultado é uma identidade visual moderna, capaz de se diferenciar das demais marcas do mercado e, ao mesmo tempo, posicionar o ERP Volcan no mercado.