Afinal, o que é Marketing Humanizado e por que devemos implementá-lo?

Humanização é a palavra do momento. Principalmente quando falamos da presença digital de marcas e empresas, o assunto tem se tornado uma tendência.

Isso porque ele é capaz de criar uma ligação especial que serve, inclusive, para alavancar resultados.

Mas afinal, você sabe exatamente do que se trata o Marketing Humanizado? Será que ele se encaixa para o seu tipo de negócio?

Continue lendo nosso post e saiba o que é e porque você deve implementá-lo.

O que é Marketing Humanizado?

Em primeiro lugar, o Marketing Humanizado busca humanizar processos e criar conexões entre uma marca (ou quem está comunicando) e seu usuário (ou também, público-alvo).

Seu sucesso se teve diante de um cenário de automatização digital, onde entender o seu consumidor e demonstrar-se uma pessoa humana como ele, pareceu um grande diferencial.

A verdade é que nós não queremos apenas concluir uma compra. Queremos sentir que somos parte de algo. É como ir em um bar e o garçom conhecer seu pedido de cor, receber uma encomenda com um cartão manuscrito ou ir à padaria do bairro onde o atendente te conhece há anos. Esses pequenos detalhes fazem com que o cliente se sinta valorizado, “em casa”.

A importância de uma comunicação humanizada

Parece óbvio, mas às vezes, esquecemos que nossos clientes são pessoas, com emoções, desejos e sentimentos. Ao realizarmos um contato com ele, o que nos é esperado é um atendimento que vá muito além da venda, um atendimento que realmente o ajude superar seus problemas e dores.

Reprodução: Nubank

Quando uma marca investe em oferecer uma experiência de compra única durante toda a jornada do seu consumidor, cria pessoas engajadas que, posteriormente, irão tornar-se verdadeiras seguidoras da marca e suas principais impulsionadoras para futuras compras.

“Não é só sobre persona ou público-alvo, mas sobre os corações que você está tentando tocar.”
Ann Handley

E como implementar o Marketing Humanizado?

São diversas as técnicas que podem levar à humanização da comunicação da sua marca. Mas alguns pilares são essenciais para iniciar. Para auxiliar no processo, separamos algumas dicas úteis:

1.  Conheça (de verdade) o seu público

Um dos princípios da humanização é a identificação do público com a sua marca. Mas, isso só acontece quando você conhece muito bem a sua persona.

Com personas bem segmentadas, ou seja, sabendo verdadeiramente com quem sua empresa está falando, será fácil definir o tom de voz mais adequado e, criar um conteúdo que gere emoção e faça o seu público se sentir cada vez mais próximo.

2.  Conteúdos de valor para sua persona 

O conteúdo que chega até o seu público deve ser relevante para ele. Um conteúdo de valor é aquele que gera engajamento, ajuda a superar e oferece ao seu público aquilo que ele está precisando no momento. Assim, as chances de converter e criar conexões são muito maiores.

Acredite: quando o foco está no seu público e no relacionamento com ele, a venda será uma consequência!

3.  Interaja com os seus seguidores

A sua interação com o público presente em seus canais digitais é um dos fatores que irá contribuir para a construção de uma relação sólida. Aqui, você deve focar na agilidade e tom de voz.

Um atendimento com rapidez no retorno demonstra atenção e respeito ao cliente. Quando for responder seus seguidores, utilize o tom de voz adequado (muito cuidado com abreviações, gírias e informalidades caso a sua marca seja mais cordial, por exemplo).

Independente da personalidade da sua marca, fale de forma simples e de fácil entendimento. Seja simpático e utilize emojis. Isso aproxima a marca do seu público e torna a conversa muito mais atrativa!

4.  Torne as mídias sociais da sua empresa mais pessoais

Muito além de dar boas dicas, falar dos seus produtos e serviços, trazer promoções e ofertas, os seus canais digitais precisam transparecer a verdadeira personalidade da sua marca.

Por isso, expor os “bastidores” do seu trabalho é tão interessante! Mostrar os colaboradores, o jeito de fazer e a interação das pessoas de forma humanizada é o que vai fazer com que as pessoas se identifiquem.

Agora você entende a necessidade de adaptar o Marketing Humanizado para o seu negócio? Nos tempos atuais, as conexões vêm antes de qualquer estratégia.  

Marcas que tentam empurrar suas soluções sem estabelecer conexões afastam as pessoas, tem dificuldades em se destacar da concorrência e não geram resultado algum através do Digital. ⠀

Como toda estratégia de marketing, é importante lembrar que o Marketing Humanizado deve ser transparente e verdadeiro. Além de transparecer o conceito de humanização através das suas ações digitais, eles devem estar inseridos nos valores da sua marca.

Que tal começar? (:

Ana Paula

Publicitária, apaixonada por redação, fascinada pelo universo digital e por marcas que vão além. Atualmente, integra o time da Pezzo como Analista de Marketing Digital.

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