7 estratégias de Marketing de Conteúdo para aplicar na sua empresa hoje
Conquistar a confiança do cliente antes de oferecer/efetuar a venda é a estratégia da vez. Justamente para isso, o Marketing de Conteúdo visa a entrega de informações relevantes para o cliente, cativando sua atenção e deixando uma marca na memória.
Marketing de conteúdo na prática
Que essa estratégia é um sucesso nós já sabemos, mas você sabe como aplicá-la na prática de maneira simples e super eficaz? Confira essas 7 estratégias de marketing de conteúdo para incluir hoje mesmo no seu planejamento:
#1 – Conheça o seu público e entregue o que eles procuram
Avaliar os dados das suas redes sociais permite que você possa produzir mais conteúdo baseado no que já deu certo. Os posts com maior engajamento indicam o que o seu público gosta na sua estratégia, vale ficar atento nessas informações.
Além disso, a criação de personas torna esse processo mais concreto e fácil de ser executado.
Saiba mais sobre a criação de personas (Rock Content).
#2 – Vá de testes!
Se você ainda não possui dados o suficiente para avaliar o que o seu público gosta, aposte nos testes. Diferenciar a maneira como as informações estão organizadas, a forma como o texto explica e o formato ajudam a entender o que funciona melhor.
Uma boa opção são os testes A/B. Esses experimentos são realizados com o objetivo de comparar variáveis em estratégias de marketing, mostrando duas ou mais variações de um anúncio ao público, o que permite descobrir qual funciona melhor. Testar é crucial para aprender o melhor caminho no digital.
#3 – Alinhe o seu conteúdo com os seus valores
As crenças, atitudes e conceitos de ética que fazem a identidade da marca são os valores.
Manter um conteúdo coerente e que não os contradiga é primordial. Essa linha de raciocínio deve ser seguida e lembrada antes da produção de qualquer conteúdo da sua marca, por isso é importante ter os seus valores bem definidos.
Veja como conferir mais sobre os valores de uma empresa.
#4 – Varie os formatos
Nas mídias sociais, por exemplo, é possível entregar conteúdo escrito, em imagem, vídeo, gif, carrossel e por aí vai. Variar esses formatos, quando possível, torna o seu conteúdo mais atrativo, engajando mais clientes, e permite você entender o que pode dar mais certo.
É importante, também, lembrar que boa parte dos usuários navega mobile. Faça com que o seu assunto seja acessível tanto em computadores quanto nos celulares. Assim como na dica #2, faça testes com vários pontos de contato.
#5 – Fique de olho na concorrência
Copiar a estratégia do seu concorrente pode prejudicar a sua entrega, o que não significa que você não deva estar atento ao que tem sido feito. A ideia de se manter a par da concorrência é acompanhar o que estão fazendo e ser mais esperto que eles.
Uma vez que definido quais são seus concorrentes mais fortes, fique de olho no que eles têm feito e procure alternativas para ir além daquele conteúdo.
#6 – Títulos magnéticos
Os títulos com apelo emocional ajudam (e muito!) a impulsionar o seu conteúdo. Além de tocar o seu cliente, esses títulos fazem com que o seu público se sinta inspirado para compartilhar a informação.
Para isso, vale pesquisar sobre as palavras-chave relacionadas ao seu produto/serviço e desenvolver títulos mais intimistas. Faça o seu cliente sentir que foi feito especialmente para ele.
Alguns exemplos de como atrair a atenção do seu público com os títulos magnéticos:
- Como acabar com a gordura localizada em um mês;
- Não comece a sua dieta antes ler essas 5 dicas;
- 7 erros bobos que você comete para conseguir emagrecer.
O Gustavo recentemente publicou sobre Neuromarketing e o comportamento do consumidor, esse conteúdo vai te ajudar.
#7 – Procure inspiração no lugar certo
Por último, mas não menos importante, você deve se inspirar em fontes confiáveis e de alta qualidade.
As informações que serão entregues precisam ser verídicas e bem apresentadas, fazendo que as pessoas realmente confiem no que está sendo dito. Quanto mais você compreender o seu público e entregar o que eles procuram, mais vai crescer a confiança e preferência deles por você. Inspire-se, mas não copie.
Conclusão
O mais importante para o Marketing de Conteúdo funcionar no seu negócio é alinhar todas essas estratégias e manter-se em constante evolução, tirar resultados e replicá-los. O que funciona hoje, pode não funcionar futuramente.
Aqui na Pezzo trabalhamos com estratégia, identidade, gestão e comunicação de marca. Quer saber mais sobre o que a gente faz? Acesse O que e Como Fazer – Pezzo.